Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O DOCE DE NOSTRADAMUS


Quem não conhece Nostradamus? Ou melhor, quem nunca ouviu falar das famosas profecias de Nostradamus, a coleção de curtos versos publicada em 1555 pelo astrólogo francês Michel de Nostredame?

Segundo especialistas que interpretaram os versos deixados pelo "profeta", Nostradamus previu dentre outras coisas o surgimento do nazismo, a ascensão de Hitler ao poder e a Segunda Guerra Mundial, como também o assassinato do presidente americano John Kennedy, o surgimento da Al-Qaida de Osama bin Laden e o ataque às torres gêmeas do World Trade Center de Nova York, em setembro de 2001.

Mas o que muita gente não sabe é que Nostradamus, nascido (1503), criado e falecido (1566) na região da Provence, sul da França, era também farmacêutico, chegou a estudar medicina e tinha grande interesse pela produção de cremes e geleias em conserva.

Detalhista, ela desenvolvia suas receitas procurando o equilíbrio perfeito entre o sabor, a longevidade na preservação das compotas, e o colorido atraente das frutas.

Antes de se dedicar a escrever suas famosas profecias, Nostradamus publicou o Traité des fardemens et confitures, que pode ser traduzido como manual de cosméticos e conservas, onde detalha o fabrico de vários cremes e conservas de frutas que segundo o apotecário, tinham propriedades terapêuticas além de satisfazerem o paladar.

De um modo geral, quem explorou as receitas aprovou, sendo que a que tem recebido mais elogios é a que ensina a fazer a "perfeita" geleia de cerejas.

O doce é descrito no receituário de Nostradamus como sendo "de sabor excelente, de transparência clara e brilho vermelho, como o de um fino rubi, com as cerejas mantidas preservadas por muito tempo". Ele acrescenta que a geleia," de excelência suprema pode ser oferecida a um rei."

bbc

Um comentário:

Anselmo Melo disse...

Bom dia querido.
Me perdoe pela ignorância. Nao consigo colocar sue banner la sem aquele código que normalmente colocamos em baixo. Tentei e so aparece a imagem, sem atalho. Se puder me ajudar:!

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.