Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

VOCÊ PROTESTANTE CONHECE DOUTRINA?


Às vezes encontramos pessoas fazendo afirmações aberrantes como “Eu não quero saber de doutrina, eu quero pegar o evangelho”. Tratam o assunto como se doutrina fosse um vírus maligno ou uma heresia destruidora.


Muitas igrejas não fazem reuniões de doutrina, mas reunião da família, da vitória, dos empresários, etc. Nestes locais não há ensino bíblico, mas palestras de auto-ajuda, tipo “nove passos para a vitória, os pilares da bênção, como obter vitória financeira”, etc. Seus membros não sabem nada da Bíblia, apenas versículos soltos, não são capazes de defender a doutrina evangélica, aliás, nem sabem o que é ser evangélico.


Mas a doutrina é importante? Não. A doutrina é a coisa mais importante da vida da igreja. Sem doutrina, sem o ensino bíblico serio, sem saber o que se é os membros viram presas fáceis para os lobos de plantão. A função do pastor é doutrinar, é assim que ele pastoreia, protege o rebanho do veneno. Todo pastor que não conhece doutrina, Teologia Sistemática, não serve para o cargo que ocupa, é um usurpador.


Os primeiros cristãos eram fortes porque tinham um salutar costume, eles “perseveravam na doutrina dos apóstolos”, quer dizer, no ensino proporcionado pelos apóstolos relativo à nova época em que estavam vivendo (o cristianismo). Depois também temos que estes “perseveravam na comunhão e no partir do pão e nas orações” (At.2: 42). A doutrina era o aspecto fundamental aí, era basilar nas vidas dos primeiros cristãos.


Hoje vivemos tempos em que muitos não suportam o ensino da doutrina (2Tm. 4:3), sobre estes pesa a marca de serem levados para todo canto por todo vento de doutrina errada que aparece (Ef. 4:14). Sem o ensino claro e responsável das Escrituras, das doutrinas fundamentais do cristianismo, o resultado é isso: confusão.


É por faltar a doutrina que nos entristecemos vendo hoje os tais “atos proféticos”, onde gente junta terra daqui, pega azeite dali, faz uma lama, derrama vinho acolá, dança com bandeiras, anda de qautro, e diz que é ato profético. É por falta de doutrina que se fazem campanhas mil com sete sextas feiras, sete passos, sete sei lá o que mais, para o sujeito ser abençoado. É por falta de doutrina que surgem as aberrações tipo “shu profético, sabonete para tirar maus pensamentos, g12, apóstolos modernos, bispas, unção de casa, lenço, toalha, carro, carteira profissional, garrafada do poder, cimento da casa própria, encontros secretos, reuniões de descarrego, visão apostólica, cobertura apostólica, maldição hereditária, teologia da prosperidade”, etc. Muita gente ficando rico, comprando avião, emissora de Tv, e muitos enganados por não conhecerem as Escrituras.


Jesus certa vez disse: “Errais não conhecendo as Escrituras” (Mt. 22:29) , e o profeta Oséias vaticinou que o povo de Israel estava perecendo por faltar o conhecimento da Palavra de Deus, o ensino das doutrinas corretas (Os. 4:6). Como anda a sua situação leitor?


Você é capaz que definir biblicamente: novo nascimento, conversão, pecado, nova aliança, regeneração, imputação, arrependimento, justificação pela fé, predestinação, graça, santificação, substituição? Você com a Bíblia aberta prova a doutrina da Trindade, que Cristo é o Messias, a imortalidade da alma, a existência do inferno? Você consegue explicar com as Escrituras a doutrina da Ceia do Senhor e do Batismo?


Se eu falei muita coisa difícil aqui para você saiba, isso é o inicio, os rudimentos da fé. Se você não consegue explicar isso, se seu pastor não lhe ensina sobre isso, temo que você não esteja numa igreja, fuja enquanto é tempo!


Você que faz parte de uma igreja tem a vida eterna? Se a resposta é sim preste atenção: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo. 17:3). A vida eterna está atrelada ao conhecimento sabia disso? Você que se diz Protestante sabe quais são as doutrinas protestantes? Quem não sabe o que crê, não sabe o que é. E você sabe?

2 comentários:

Elton Morais disse...

Que estudo.. Muito edificante!

Motter disse...

Gostei muito do estudo. Doutrina é a única coisa que se prega na Igreja da qual sou membro. Concordo com o autor quando diz que onde não ensino da palavra, somos presas fáceis... Também não vejo base bíblica para se ter mulheres ensinando na igreja, como vemos em muitas igreja hoje em dia...E, isso acontece por que não se prega doutrina, e não se busca a verdade na Bíblia... Temos que ser como os de Beréia, temos que ver se o que está sendo ensinado é realmente a PALAVRA de DEUS...

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.