Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

domingo, 10 de janeiro de 2010

SABEDORIA ESPIRITUAL


Nós estamos vivendo a era da informação. Hoje tem mais chances na vida quem é mais sábio. Um diploma conta muito na hora de arranjar um bom emprego.


Na vida cristã é parecido. Vive melhor a sua vida espiritual quem é mais sábio. A sabedoria do alto é um imperativo para o bom desenvolvimento no corpo de Cristo, a Igreja.


No texto que está em epigrafe, o apóstolo Paulo nos mostra como esta sabedoria espiritual é valiosa para nós.



a) A necessidade da busca pela sabedoria espiritual (15). João Calvino chegou a dizer: “os cristãos deveriam regular suas vidas como sábios, como aqueles que têm sido educados pelo Senhor na escola da sabedoria”. É isso mesmo. A verdadeira sabedoria é de suma importância na vida do cristão. Podemos ver Paulo falando isso em: Ef. 1: 8, 17; Cl. 1: 9, 28; 3: 16. é a chave do desenvolvimento cristão. O livro dos Provérbios foi escrito para incentivar a busca da sabedoria pelo servo de Deus. Temos que aprender a dar valor as coisas que merecem valor em todas as áreas de nossa vida.



b) Como buscar a sabedoria espiritual (16). O apóstolo nos indica o caminho, temos que “remir” o tempo, em outras palavras: “aproveitar as oportunidades” (Cl. 4:5). Ora, remir significa comprar. Paulo está ensinando-nos a comprarmos o nosso tempo precioso, dando valor as coisas que realmente merecem valor. Não ficando esperando as oportunidades, mas indo comprá-las. Costumamos ouvir: “Não pude ir a igreja, não tive tempo, não tive tempo de ler a Bíblia, não tive tempo de orar”. Mas em contrapartida gastamos tempo com aquilo que não devíamos, fazendo coisas inúteis coma TV, dvds, internet, etc. Porque devemos remir o nosso tempo? Porque “os dias são maus”, ou seja, o que a sociedade sem Cristo tem feito é mau, não devemos perder tempo com o que ela nos impõe.



c) Característica básica de um sábio espiritual (17). O sábio espiritual tem uma marca, ele é aquele que procura em tudo que faz conhecer a vontade de Deus (Pv. 9:10). O servo de Deus deve dar este fruto (Ef. 5: 9, 10). E só se conhece a vontade de Deus quando se faz uma entrega total a Ele do nosso ser, do nosso tempo (Rm. 12: 1-2). Isto só se consegue abandonando as coisas as sociedade sem Cristo (o que a Bíblia chama de mundo) e aproveitando ao máximo nosso tempo em Deus.




Que o Deus de toda sabedoria nos ajude a ser cristãos sábios no meio de um mundo ignorante espiritualmente. Essa é a vontade do Senhor, e esse é o nosso dever.

3 comentários:

Paulo disse...

Cristo é um curandeiro?

É uma pergunta pertinente, né?
Se Cristo é curandeiro, há uma diferença entre os outros curandeiros: Cristo não levou as massas à histeria emocional esperando a «cura». ELE não excitava a sugestionabilidade. Não precisava da presença do doente, como demonstrou, por exemplo, com a cura do filho de um oficial ou com a filha de cananeia (Marcos, 7, 24-30). Curava mesmo a quem nem sabia quem ELE era, como no caso do cego de nascença (João,9, 35-38) ou do paralítico da piscina de Betsaida (João,5, 12-13).
E os mortos que Cristo ressuscitou, evidentemente não podiam ser sugestionados nem terem «a fé que cura».!

Actualmente todas as religiões excitam a sugestionabilidade e muitas vezes até Cristo é caluniado...

Abraço

Paulo

Anônimo disse...

Olá Joelson, graça e paz seja contigo!
Meu irmão, venho fazer um convite, a ter sua preciosa opinião em uma temática
Que vem se alastrando em uma forma de câncer, dentro de um conceito malicioso,
E maligno dentro da blogsphera Cristã nacional, que tem um tema Irmão falando mal de Irmão, gostaria muito de ter sua opinião ou até mesmo sua critica após a leitura do texto no blog Amigo de Cristo.
Graça e paz sejam contigo e família.
Cordialmente Amigo de Cristo.

Ricardo Mamedes disse...

Caro Joelson,

Estou convidando os meus amigos reformados a dar uma 'palhinha' no meu último post. A sua opinião será de grande valia.

Quanto à sabedoria, buscá-la é preciso. Apreender as verdades de Deus equivale a ter maior proximidade com Ele. E é isso que eu quero.

Abraço,

Em Cristo,

Ricardo

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.