Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O SEGREDO DA SAGRADA FAMILIA


E crescia Jesus em sabedoria estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (Lc. 2:52).

Em Dezembro muitas igrejas celebram o Natal, nascimento de Jesus Cristo. Mas, Jesus aqui não viveu só, ele teve uma família. Teve pai e mãe que dele cuidaram. A família de Jesus, para alguns “Sagrada Família”, tem muito a nos ensinar. Principalmente com o texto citado em epigrafe.

Que elementos uma família precisa prover para seus membros, na intenção de que eles se desenvolvam da maneira adequada? Será que existe uma receita com os ingredientes básicos para o crescimento correto de uma família?A boa noticia é que existe, e vamos encontrar esses elementos na família de Jesus.

Não foi por acaso que Jesus tornou-se um homem honesto e responsável. Na sua família temos o segredo. No lar de Jesus nós encontramos as três marcas basilares para uma família abençoada, que juntos concorrem para o bom andamento das pessoas que dela fazem parte.

  • Cristo crescia em sabedoria (desenvolvimento intelectual). A sabedoria é essencial à vida, para se fazer as coisas corretas, e para não se fazer o que não se deve. Enquanto em muitas famílias da igreja, quem ensina os filhos a “sabedoria” é a programação imoral da Rede Globo, ou os colegas incrédulos da rua, a Bíblia diz que os pais é de quem devem ter esse papel. (Dt. 6:1-7). Ensiná-los o que é a Palavra de Deus e o que eles devem ser. No lar de Jesus havia essa preocupação.

Quem tem sentado com seus filhos para ensinar-lhes a Bíblia e a como viver de forma correta? A sabedoria é ingrediente fundamental de uma família.

  • Cristo crescia em estatura (desenvolvimento físico). Tudo que é vivo cresce. Criança saudável tem que crescer, se desenvolver. Na família de Jesus havia a provisão de um ambiente saudável, aonde ele ia aumentando seu tamanho dia a dia. Havia o cuidado dos pais com sua saúde, com sua alimentação, ara que ele tivesse o desenvolvimento normal do ser humano. É tarefa dos pais propiciarem isso aos seus filhos para que possam crescer dentro da normalidade. O cuidado dos pais é essencial nesse crescimento.
  • Cristo crescia em graça (desenvolvimento espiritual). Uma das ordenanças bíblicas é para que os cristãos cresçam na graça de Deus (2Pd. 3:18). Este é o crescimento espiritual do ser humano. Em um mundo cada vez mais marcado pelo materialismo, religiões erradas, e seitas heréticas, é tarefa dos pais supervisionarem e fazerem tudo para o bom crescimento espiritual de seus filhos. Desde a tenra idade ensinar a eles as “sagradas letras” (2Tm. 3:14-15). Assim como um pastor na igreja, pode ter participação no desenvolvimento dos membros para a salvação (1Tm. 4:16), os pais podem ter no desenvolvimento na graça dos filhos. Devem criá-los no “ensino (admoestação) do Senhor” (Ef. 16:4).

Aqui está receita de uma família forte: crescimento intelectual, físico e espiritual. Era assim a família de Jesus.

Sua família é assim? Natal, pense em Jesus e na família de Jesus.

Que Deus nos dê famílias modelos, precisamos delas. Deus o abençoe.

Nenhum comentário:

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.