Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O CASTIGO DA COBIÇA


Todos os povos que tinham sido recolhidos como num montão, receberam um provérbio ou um ditado para zombar do rei da Babilônia. Não é razão de pasmo o cântico que aqui parece ser de triunfo antes da vitória, pois a nossa fé, como bem se sabe, não depende do discernimento da carne nem da consideração do que é evidente, mas é a substância das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem (Hb 11.1). Então, como a firmeza da fé não se altera, apesar de estar longe o objeto da sua apreensão; como não cessa de ver o invisível, pois pelo espelho da palavra divina a fé eleva-se acima do céu e da terra e penetra o reino espiritual de Deus; como a visão que possui enxerga tão longe, não é de admirar que aqui o profeta tripudie ousadamente dos babilônios e prescreva agora um cântico derrisório para todas as nações. O profeta também declara que os tiranos e a crueldade deles não podem ser tolerados sem grande desgaste e dor, por isso quase todo o mundo profere estas palavras: até quando? Ademais, tal sentimento não está implantado em nós pelo Senhor? Cuidemos, entretanto, para que nenhum de nós seja obrigado a dizer de nós mesmos exatamente aquilo que denunciamos dos outros.

Oração

Concede, ó Deus onipotente, que assim como até agora tens te dignado a sustentar a solicitude desta vida e a suprir-nos de tudo quanto é necessário à nossa peregrinação, — ó concede que aprendamos também a descansar em ti e a confiar tanto na tua bênção que repudiemos não somente toda espoliação e todas as outras más obras, mas também toda ambição ilícita; que continuemos no teu temor e assim aprendamos também a suportar a nossa pobreza na terra, para que, satisfeitos com as bênçãos espirituais que nos ofertas no teu evangelho e das quais nos fazes participantes desde já, anelemos com alegria constante a plenitude de todas as bênçãos que haveremos de gozar, quando alcançarmos por fim o reino celestial e estivermos unidos perfeitamente contigo mediante Cristo, nosso Senhor. Amém.


Devotions and prayers of John Calvin, 52 one-page devotions with selected payers on facing pages. Org. Charles E. Edwards. Old Paths Gospel Press. S/d. Pags. 72 e 73. Tradução: Marcos Vasconcelos, dezembro/2009.


Fonte: Monergismo

Nenhum comentário:

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.