Carolina Dantas
Falta pouco menos de um mês o para a década de 2010 começar, mas Igrejas de origem protestante em todo o mundo já começaram a celebrar a década de Lutero. Isso porque, em
Martin Luther (1483-1546) ou Martinho Lutero foi o responsável por desencadear, em função das suas teses, afixadas por ele mesmo na igreja de Wittenberg em
Originalmente um monge agostiniano, Lutero publicou as teses principalmente como crítica à venda de indulgências pelos membros da Igreja Católica, seus excessos e suas limitações ao livre pensamento. O argumento principal do monge era que a salvação dos indivíduos se dá pela fé e não por meio do intermédio da Igreja. Lutero também traduziu a Bíblia do latim, tornando-a acessível pelo menos ao poucos que sabiam ler em alemão e popularizando conhecimentos antes restritos à Igreja Católica. Por não se retratar pelas suas convicções Lutero foi excomungado em 1521, tendo inclusive casado-se em 1525 com a ex-monja Katharina von Bora Wittenberg, com quem teve seis filhos.
Em Winttenberg as celebrações tiveram início em maio de 2008, com exposições sobre a vida de Lutero e seu contexto histórico, concertos musicais, peças de teatro e debates com pesquisadores e religiosos. A Igreja Luterana, hoje com cerca de 68 milhões de fiéis em todo o mundo, está organizando boa parte das celebrações, que têm como objetivo relembrar o papel de Lutero e a mudança que as suas teses provocou na história mundial.
Fonte: AlemanJA
Um comentário:
Paz irmão,
Sou grato por sua visita no SOLA FIDE BLOG. Muito obrigado!
Seu blog é muito edificante. Estou levando o banner GRAÇA PLENA para divulgá-lo em meu blog, como também estará disponível em meu blogroll.
Se for de seu agrado, conto com a mesma iniciativa para que juntos busquemos com tantos outros resgatar a tradição reformada de vida cristã.
Um forte abraço!
Marcos Sampaio
Postar um comentário