Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

DE QUEM É A OBRA DA REGENERAÇÃO?


Porque creio? Porque sou regenerado? Isso está em meu poder? Posso ser regenerado a hora que eu quiser, e com os meus esforços? Preste atenção:

"Por fim, a regeneração é somente obra de Deus, desde o principio até o fim. Ele é que opera, o homem é o feliz e privilegiado objeto dessa ação. Não se busca a sua colaboração numa obra que levará o selo de uma mão todo-poderosa. Deus operou sozinho na criação; de igual maneira, deve executar sozinho a gloriosa obra da regeneração".[1]

O Antigo Testamento já mostrava que só Deus pode fazer uma mudança radical na natureza de uma pessoa pecadora, capacitando-a para fazer o que ele quer.

O SENHOR, o seu Deus, dará um coração fiel a vocês e aos seus descendentes, para que o amem de todo o coração e de toda a alma e vivam (Dt. 30:6, NVI)

“Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o SENHOR: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo (Jr. 31:33, NVI)

“Pois eu os tirarei dentre as nações, os ajuntarei do meio de todas as terras e os trarei de volta para a sua própria terra. Aspergirei água pura sobre vocês e ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos. Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis (Ez. 36: 24-26, NVI).

E o Novo Testamento ensina com clareza que a natureza do ser humano natural está corrompida pelo pecado, ninguém pode obedecer a Deus por sua própria vontade se o próprio Deus não agir e lhe resgatar. A natureza humana é escrava do pecado e mal.

Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’ (Mc. 7:21-23, NVI).

Como está escrito: “Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer” “Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam” “Veneno de serpentes está em seus lábios” “Suas bocas estão cheias de maldição e amargura” “Seus pés são ágeis para derramar sangue; ruína e desgraça marcam os seus caminhos e não conhecem o caminho da paz” “Aos seus olhos é inútil temer a Deus” (Rm. 3:10-18, NVI).

A mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus (Rm 8:7-8, NVI).

Só Deus pode transformar esta natureza caída.

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus (Jo. 1:12-13, NVI, destaque meu).

Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia (Jo.6:44, NVI).

Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam apresente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos (Ef. 2:1-5, NVI, destaque meu).

Por toda esta sua incapacidade é que o ser humano é totalmente passivo no ato do Novo Nascimento (regeneração), [2] ela é uma obra da mão do Criador de todas as coisas. A transferência do estado de morte espiritual do ser humano, para a luz só acontece com intervenção do Espírito Santo que é quem abre os olhos do ser humano cego para as palavras da vida.

Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente (1Co. 2:14).

Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia (Jo. 6:44).

NOTAS


[1] C. H. Mackintosh,O Que é o Novo Nascimentoem Leituras Cristãs 37/3 (São Paulo: Depósito de Literaturas Cristãs), p. 103.

[2] É importante notar que a expressão grega gennethe que aparece em Jo. 3: 3, e pode ser traduzida por nascer, gerar está na forma verbal aoristo passivo, isto mostra que o ser humano realmente não participação neste ato, é o objeto passivo do mesmo, não seu agente. O agente é somente Deus. Veja: HOEKEMA, Anthony. Salvos pela Graça, 2ª Ed.(São Paulo: Cultura Cristã, 2002), pp. 102,103.

2 comentários:

Cíntia Mara disse...

Olá!

Caro irmão Joelson

Agradeço pela visita ao meu blog e pelo convite para conhecer o "Graça Plena".
Infelizmente, não poderá contar com minha presença frequente aqui pois, apesar de conter indicações boas de músicas e algumas postagens interessantes (como esta, a propósito) não concordo com muitas coisas que são apresentadas, principalmente as que foram retiradas de outros dois blogs, que não vou citar, mas que se dedicam exclusivamente a criticar os outros.

Nossa missão nesse mundo é ser diferentes para trazer as almas perdidas a Cristo. Críticas destrutivas como as que vejo por aí, na minha opinião, só servem pra deixar Satanás com mais tempo livre, pois muitos cristãos estão fazendo o trabalho dele, que é o de acusar os servos de Deus.

Espero que não considere o meu comentário como um "elogio", pois não tenho a menor intenção de aparecer dessa forma e não gostaria de receber um tratamento com menos educação do que a estou dispensando.

Na paz de Cristo
Cíntia

JOELSON GOMES disse...

Obg Cintia, pela visita e comentario, realmente "um profeta não pode ter amor ao seu pescoço", ando na contramão do sistema, e por opção. Deus te bendiga,

Joelson

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.