Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

YOANI SANCHEZ E A FORÇA DOS BLOGS.


A blogueira cubana Yoani Sanchez (foto), 34 nos, foi proibida de ir a Nova Yorque receber um prêmio de jornalismo dado ao seu blog Generacion Y. A blogueira escreve criticando o governo de partido único e ditatorial de Cuba e narra seus dia a dia na ilha. O governo cubano não lhe permite sair do país em represália ao seu trabalho. Ela ganhou o prêmio Maria Moors Cabot, que foi entregue nesta quarta, dia 14, na Universidade de Colúmbia. Yoani já ganhou outros prêmios e já foi proibida várias vezes de sair do país, e seu blog é constantemente tirado do ar para impedir sua leitura. Um fato interessante é que Raúl Castro ordenou tão logo se instalou na Presidência, a adoção de um filtro que impede os cubanos de acessar o Generación Y dentro do país. Isso obriga Yoani a postar “às cegas”, ou seja, nem ela mesma vê seu blog.

O Generacion Y tem uma média de 10 milhões a 12 milhões de acessos por mês, isso só para a versão em espanhol – voluntários fazem a tradução dos posts para outros 15 idiomas. Neste ano, foi escolhido um dos 25 blogs mais influentes do mundo, segundo a revista Time e a rede CNN.

A blogueira escreveu um livro (De Cuba com Carinho) que já está sendo traduzido para vários idiomas e já tem versão em português. Para o prêmio em Nova Yorque ela mandou um vídeo clandestino já que não pôde está presente.

Nenhum comentário:

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.