Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

SÓ CRISTO (Cornélio e a mensagem da salvação)


At. 10: 1-8,23-27, 34-43.


Introd. a) Um dos pilares da Reforma Protestante do séc. XVI era o Solo Christus (Só Cristo). Os Protestantes proclamavam isto frente à Teologia Romana de que o ser humano podia fazer algo para obter a salvação, nem que fosse cooperar com Deus. Para a Igreja da época a salvação seria algo partilhado entre Deus e os homens. Logo após a Reforma quando houve o Concilio de Trento (1545-1563) nos seus cânones 9 e 10 os Católicos Romanos ratificaram:


9-Se alguém disser que o pecador é justificado somente pela fé, querendo dizer que nada coopera com a fé para a obtenção da graça da justificação, se alguém disser que as pessoas não são preparadas e predispostas pela ação de sua própria vontade- que seja maldito.

10- Se alguém disser que os homens são justificados unicamente pela imputação da justiça de Cristo ou unicamente pela remissão dos seus pecados, excluindo a graça e amor que são derramados em seus corações pelo Espírito Santo, e que permanece neles; ou se alguém disser que a graça pela qual somos justificados reflete somente a vontade de Deus- que seja maldito.


Este é o ensino romano até hoje.


b) Para financiar a construção da basílica de São Pedro, o para Leão X colocou em voga a venda de indulgências (documento assinado pelo Papa que seria capaz de livrar a alma do Purgatório). Lutero (1483-1546), conhecendo o evangelho da graça se contrapôs a esta prática com a sua Teologia da Cruz. Para ele só a cruz de Cristo seria capaz de garantir a salvação para alguém.


c) Eu poderia agora começar a contar a história disso tudo, mas não. Prefiro fazer diferente, quero fazer você entender isso com a Bíblia. Quero mostrar a você como a Bíblia mostra que Lutero tinha razão quando proclamou que Só Cristo era necessário para a salvação. O texto de Atos 10 vai nos mostrar tudo isso de forma didática.


d) Vamos entender 1) O QUE É considerar Só Cristo, 2) COMO considerar Só Cristo, e 3) PRA QUÊ considerar Só Cristo. Assim mãos à obra.



I- CORNÉLIO; O HOMEM (1-2).


v1- Cornélio era o chefe de uma centúria romana (100 soldados), homem de prestigio e acostumado a mandar.

v2- Cornélio era homem religioso (10:22). Cria em Deus, era piedoso (homem de boa conduta), temente a Deus, fazia muitas boas obras.

v3- Cornélio teve uma visão de um anjo dele.

v4- Cornélio soube que Deus do céu estava gostando das boas obras. Enfim, Cornélio era um modelo que Deus aprovava e mandou o anjo dizer isso, modelo que crentes hoje não chegam aos pés. Pelo menos eu nunca vi anjo.


· Mas ele precisava de alguma coisa, isso não era o bastante. Você conhece tudo o que se precisa conhecer para ter a salvação?Tem o bastante?



II- A NECESSIDADE (3-8, 23-30).


v3- Este anjo só apareceu a Cornélio porque tinha algo que ele precisava dizer-lhe. Faltava-lhe algo mesmo fazendo o que fazia.

vs 5-6- Pedro tinha algo a comunicar a Cornélio que ele com toda a sua boa vida diante de Deus precisava ouvir. Cornélio não poderia morrer sem ouvir o que Pedro tinha para lhe dizer. As palavras de Pedro iam fazer toda a diferença. Mas... o que Pedro tem para falar? Que segredo é esse?


· Você acha que precisa saber algo para entender a salvação ou já sabe o suficiente? Tem certeza de que está salvo? A salvação é do jeito que você crer?



III- A MENSAGEM.


a) Existia uma mensagem que Pedro deveria entregar a Cornélio e a todos em sua casa, mensagem essa que muitos hoje que estão na igreja, que são bons “crentes” religiosos como Cornélio, precisam saber, porque se não a compreenderem estarão perdidos como Cornélio, homem bom e religioso, estava. A mensagem era o Evangelho (36) e o Evangelho é isso:


1-v.36- Jesus é o Senhor, tem toda a autoridade, não é Cesar, é Jesus.

2-vs. 36-38- Jesus se encarnou e foi um ser vivo e ativo nessa terra.

3- 39- Jesus foi morto, crucificado, sacrificado em lugar do pecador, carregou em si a maldição dos pecados.

4-vs- 40-41- Jesus ressuscitou para nossa justificação (Rm. 4:25).

5- v.42- Jesus é o juiz de todos (At. 17:31; 2Tm 4:1).

6- v.43- Jesus é o único Salvador. Todo o que nEle crê, que o aceita como: Senhor (A quem todos devem obedecer a Palavra), vivo (o filho de Deus encarnado), morto ( como sacrifício pelos pecados) , ressuscitado (em sinal de que o seu sacrifício foi aceito) , juiz (aquele que tem poder de nos julgar e vai nos julgar), e Salvador (aquele que morreu em nosso lugar e nos tira a condenação do pecado) tem a vida eterna.



CONCLUSÃO:


Era isso que Cornélio precisava ouvir e aceitar pra sua vida. Sem isso toda sua vida religiosa era nada. Não há outra mensagem, não há outro evangelho, só isso é o evangelho (36). Qualquer outra igreja que pregue outra mensagem que não essa, de que Só Cristo é o salvador, não prega o Evangelho. Pode usar a Bíblia, falar em nome de Deus, não importa.


1-Hoje o evangelho está escasso. Preste atenção na maioria dos nos pregadores do rádio e da TV; vendedores de indulgências;


2- Preste atenção nas músicas dos tais “ministérios”, e cantores que só falam do ser humano, e da vitória, são só músicas egoístas;


3-Preste atenção em muitas igrejas que dizem que se você não fizer isso ou aquilo, não será salvo.


Não pregam o evangelho. E se não pregam a sua mensagem não é de Deus, e nem produz filhos de Deus. Só esta mensagem ouvida e entendida produz salvos (Mt. 10:23) e traz o Espírito Santo (v.44). O evangelho é Só Cristo, Cristo é o centro, é a pessoa a ser pregada, e mais nada. O que o mundo e você precisa saber é que para a salvação Só Cristo. Se qualquer outra coisa for ensinada ou colocada ao lado falsifica o evangelho. Foi isso que os reformadores disseram é isso que a Bíblia ensina.


1- O que é considerar Só Cristo, é entender que Jesus é:


a- Senhor (Rm 6: 16; 10:9);

b- O Filho de Deus encarnado como ser humano aqui na terra (1Jo. 4:1-3);

c- Morto, o sacrifício em nosso lugar (1 Co. 15:3);

d- Ressuscitado para nossa justificação (1Co. 15:12-23);

e- Juiz de todos, a quem vamos prestar conta de nossos pecados por isso devemos nos arrepender;

f- Único Salvador (1Tm. 2:5).


2- Como considerar Só Cristo, aceitando-o como o substituto pelos meus pecados na cruz, crendo nessas verdades de todo coração:todo o que nele crê” (43).

3- Pra que considerar Só Cristo: para ter a vida eterna, “a remissão dos pecados” (43).


Este é o Evangelho: Solo Christus (Só Cristo). Só esta mensagem traz a vida eterna. Quem não ensina de acordo com essa palavra não ensina o evangelho. Cuidado! Nem toda igreja é evangélica, nem todo grupo dito de louvor é cristão, nem todo pastor é pastor. Era assim que você cria? Deus o abençoe.


Pr. Joelson Gomes, sermão pregado no templo da Igreja Evangélica Congregacional em Vitória-PE.

Nenhum comentário:

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.