Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

sábado, 22 de agosto de 2009

ALIANÇA MESSIÂNICA COM ABRAÃO


Por: Owen D. Olbricht


Em Gênesis 22:18, Deus prometeu a Abraão: "nela [na tua descendência] serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz". Paulo referiu-se a essa promessa como uma profecia a respeito de Cristo em Gálatas 3:16: "Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo".


Alguns acusam Paulo de estar errado quanto ao uso tanto do hebraico como do grego (Gálatas 3:16), porque acreditam que essas duas palavras são usadas na Bíblia somente no sentido plural. Todavia, isso não é verdade. A palavra hebraica para "descendente", zera, e o equivalente grego, sperma, estão no singular mas podem ter sentido coletivo. Sendo assim, essas palavras podem estar tanto no singular como no plural. Na maioria dos casos, somente o contexto ou quem está usando o termo pode determinar qual é o sentido.


Ainda que a palavra hebraica zera seja usada no Antigo Testamento na maioria das vezes no sentido plural, em algumas passagens, o único uso possível de zera é o singular. Veja, por exemplo, Gênesis 4:25; 15:3; 21:13 e 1 Samuel 1:11.


A palavra zera, traduzida por "descendente" ou "descendência", só pode ser singular nestas passagens. De maneira semelhante, a palavra grega sperma na maioria das vezes é plural, mas também pode ser singular. Em Mateus 22:25 o significado de "descendência" (sperma) deve ser entendido como um ou mais filhos. Esse também é o caso de Marcos 12:20,22, pois Marcos 12:19 diz especificamente "sem nenhum filho" (singular).


Tanto no Antigo como no Novo Testamento, essas palavras para "descendente" podem ser singular. Isto não quer dizer que este seja seu significado mais freqüente, mas o fato de serem assim usadas significa que Paulo não estava enganado ao dizer que Deus falava de apenas "um descendente" em Gênesis 22:18, usando o singular para referir-se a uma única pessoa, Jesus. Somente Deus, que disse a palavra, saberia se a estava usando no sentido singular ou plural. Todavia, o Espírito de Deus estava dirigindo Paulo (1 Coríntios 7:40); portanto, através do Espírito, Paulo soube qual era a intenção de Deus ao usar a palavra "descendente", ou "descendência". A promessa de Deus era que Ele abençoaria o mundo através de um descendente de Abraão, não através de todos os descendentes.


Esse acordo de se abençoar todas as famílias da terra através de um descendente de Abraão é uma das grandes alianças de Deus. Nela reside não só a esperança dos judeus, mas também dos gentios, pois a promessa incluía todas as famílias do mundo. A nação judaica pensava que a afirmação só incluísse os judeus - que, como nação, eles abençoariam todas as pessoas do mundo. Em vez disso, Deus estava se referindo ao Seu amado Filho, Jesus Cristo, através do qual Ele ofereceria bênçãos a todas as famílias da terra. Nossa esperança de sermos abençoados por Deus baseia-se nesta promessa que Deus fez a Abraão.


Abraão obedeceu à voz de Deus (Gênesis 22:18) e nós seremos abençoados se fizermos o mesmo. Devemos seguir Deus obedecendo a Jesus, a origem da salvação eterna (Hebreus 5:9). Precisamos ter "a fé que teve Abraão" (Romanos 4:16).

Nenhum comentário:

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.