Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

500 ANOS DE CALVINO, O VATICANO FALA SOBRE O FATO


1O DE JULHO DE 1509: NASCIA JOÃO CALVINO


Cidade do Vaticano, 10 jul (RV) - Recordam-se hoje − 10 de julho – os 500 anos de nascimento do protestante francês João Calvino (Jean Calvin, 1509-1564), citado dias atrás pelo jornal vaticano, "L'Osservatore Romano", como "um cristão" que deixou "marcas profundas na face da Terra".Fundador da Igreja Protestante na França, Calvino nasceu na Picardia, norte do país; era filho de um tabelião, secretário do bispo de Noyon. Em 1523, iniciou seus estudos na Universidade de Paris, onde aprendeu latim, filosofia e dialética, chegando a distinguir-se como humanista.

Em 1532, publicou sua primeira obra, "Dois livros sobre a clemência ao Imperador Nero", e, aos poucos, foi-se aproximando das questões morais e religiosas e do pensamento de Lutero, o reformador da Igreja Católica na Alemanha.

Em 1533, tomou distância, publicamente, do Catolicismo, com a redação de um discurso sobre questões religiosas, considerado herético. Dois anos depois, concluiu sua obra mais famosa, a "Instituição da Religião Cristã" que lhe rendeu grande prestígio.

Em 1541, retornou a Genebra, Suíça, onde criou um modelo institucional para a Igreja Reformada. Publicou as suas "Ordenanças Eclesiásticas" naquele ano, quando começou a aprimorar e difundir a nova doutrina, expandindo-a para outros centros europeus.Em seus últimos anos, estava com a saúde debilitada.

João Calvino morreu no dia 27 de maio de 1564, em consequência de uma hemorragia provocada por sérios problemas respiratórios.


2 comentários:

Laguardia disse...

Romanos 1-2
1 ¶ Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus
Não podemos sair do mundo, mas não podemos ser contaminados por ele.
Hoje no Brasil uma grande ameaça paira sobre nós evangélicos. Leis estão tramitando no Congresso que tentarão nos impedir de dizer que o homossexualismo é pecado, que o aborto é pecado, e este é só o começo.
Se não tomarmos uma posição firme e decidida agora em breve teremos de adorar ao nosso Deus escondidos como acontece na China, nas nações árabes, em Cuba etc.
É por isto que temos que levar a mensagem profética de Jesus Cristo a todos e nunca devemos nos calar diante das injustiças praticadas neste mundo.
Ao ver tanta corrupção, imoralidade, falta de ética e desonestidade por parte de nossos governantes, criei um blog http://brasillivreedemocrata.blogspot.com que é o meu clamor contra este estado de coisas.
Creio na Bíblia como meu guia de fé e prática, portanto, luto como me é possível por um mundo melhor.

Airton Leitão disse...

Robert Reid Kalley (8 de setembro de 1809 — 17 de Janeiro de 1888) foi um médico e pastor escocês

Natural de Mount Florida, nos arredores de Glasgow, é juntamente com a sua mulher Margret Kalley, uma das figuras históricas do protestantismo em Portugal, se bem que episódicas, mas que teriam repercussões na expansão desta religião no futuro. Robert e Margret Kalley foram os fundadores da primeira comunidade protestante em Portugal, no Funchal, onde o casal se estabelecera em 1838.

Robert Kalley é também uma figura pioneira do protestantismo no Brasil, tendo chegado ao Rio de Janeiro em 1855. Fundou, juntamente com outras pessoas, portugueses e brasileiros, a Igreja Evangélica Fluminense, que desempenhou um importante papel na divulgação da doutrina evangelista no Brasil.

Os dados acima estão no site Wikipedia. Calvino foi lembrado no Vaticano. Nós, os Congregacionais, vamos dar ênfase aos 200 anos de nascimento de Kalley?

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.