Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

A ROMANIZAÇÃO E HIERARQUIZAÇÃO DA IGREJA (II)

I- A HIERARQUIZAÇÃO E ROMANIZAÇÃO DA IGREJA.

Acabamos de mostrar que a Igreja foi um plano de Deus desde antes da fundação do mundo e revelada na história pela pregação do evangelho de Jesus Cristo, tendo sua expressão terrestre sido formada em Jerusalém no Dia de Pentecoste. É daquela igreja formada em Jerusalém que descendem todas as outras igrejas cristãs do mundo, ela é a original. Mas e os que dizem que a ICAR (Igreja Católica apostólica romana) é a primeira Igreja têm razão? Certa vez alguém escreveu: “É verdade que a Roma papal não se fez em um dia”.
[1] Realmente, a Igreja Cristã não começou em Roma, nem com o Papa por chefe. Mas, co mo ela veio a se tornar a Igreja romana? Vamos descobrir agora.

a- A Hierarquização.

iii.a- Definindo do a palavra Católico: em primeiro lugar esta palavra significa não uma igreja, mas todo, geral. Ela não é usada em nenhuma parte do Novo Testamento, e foi aplicada a igreja pela primeira vez pelo bispo de Antioquia Inácio, em uma carta para a Igreja de Esmirna. Ele queria ao usar esta palavra se referir a igreja toda, inteira, completa.
[2]

iii.b- A idéia de uma igreja universal centrada em um bispo não foi determinada por Deus, nem aparece no novo Testamento.

"Uma investigação cuidadoso das fontes do Novo Testamento nos últimos 100 anos nos mostrou que esta constituição de igreja centrada no bispo, não é absolutamente determinada por Deus ou dada por Cristo, mas é o resultado de um longo e problemático desenvolvimento histórico. É obra humana, e, portanto, poder ser mudada".[3]

Nas primeiras igrejas cristas não havia um episcopado monárquico, mas sim o sistema congregacional imperava.

"No inicio, as igrejas demonstravam grande variedade de organização e práticas. Com o passar dos anos, paulatinamente, elas começaram a exigir um padrão mais rígido. A partir do momento histórico em que a Igreja foi legalizada pelo império Romano, ela passou a se adaptar à imagem do mundo secular".
[4]

Küng é enfático ao observar:

"Qualquer leitor da Bíblia pode ver, a partir dos primeiros documentos do Novo Testamento, aquelas cartas do apóstolo Paulo cuja autenticidade é indiscutível, que neles não há qualquer menção a uma instituição legal da igreja (nem com base na “autoridade apostólica” de Paulo)".
[5]

E o historiados Earle E. Cairns:

"Os apóstolos tomaram a iniciativa da criação de outros cargos na Igreja
[6]quando dirigidos pelo Espírito Santo. Isso não implica uma hierarquia piramidal, como a desenvolvida pela Igreja Católica Romana, porque os novos oficiais deviam ser escolhidos pelo povo, ordenados pelos apóstolos e precisavam ter qualificações espirituais próprias que envolviam a subordinação ao Espírito Santo. Assim, havia uma chamada interna pelo Espírito santo para o oficio, uma chamada externa pelo voto democrático da igreja e a ordenação ao oficio pelos apóstolos. Não deveria haver uma classe especial de sacerdotes à parte para ministrar um sistema sacerdotal de salvação, porque tanto os oficiais da igreja como os membros eram sacerdotes com o direito de acesso direto a Deus através de Cristo (Ef. 2:18)".


iii.c-Note-se também que as palavras bispo, pastor e presbítero eram empregadas como sinônimas no Novo Testamento
[7] (At. 20: 17, 28), sem haver acentuada subordinação hierárquica (Fp. 1:1, veja que no texto quem vem primeiro são os santos, os membros da igreja; Tt. 1:5,7). Os irmãos nas igrejas resolviam seus problemas em reuniões de membros, assembléias (Mt. 18:15-17; At.15; 1 Co. 5:1-8; 6: 1-5). Não havia um poder central como passou a ter nos séculos III e seguintes, mas as igrejas se autogovernavam na direção do espírito Santo.[8] Só com o passar do tempo é que os bispos assumiram uma posição de hierarquia nas suas igrejas, assumindo o papel de sacerdotes como na Antiga Aliança, se fizeram de mediadores do povo.

b- A Romanização.

iii.d- Também não havia uma sede única no cristianismo primitivo, como Roma se tornou depois, mas existiam várias sedes importantes como: Corinto, Roma, Éfeso, Antioquia, que não dominavam sobre as outras.
[9] Só foi em meados do século III que a igreja de Roma com seu bispo começou a requerer supremacia para si. Roma era a capital do império e era natural que a igreja de lá quisesse assumir uma posição de dominação no Ocidente, era a igreja da cidade onde estava o imperador.

"É evidente que a Roma papal não se fez em um dia. Mas, intencionalmente e conscientes de seu poder, os bispos de Roma dos séculos IV e V desenvolveram sua competência na direção da primazia universal. As reivindicações que eles fizeram talvez não tivessem fundamento bíblico nem teológico, mas, com o passar dos séculos, entraram para a lei da igreja como fatos aceitos".
[10]

iii.e- Observe abaixo alguns passos para a romanização da Igreja:

* No cristianismo primitivo a igreja de Roma era mais uma como as outras igrejas irmãs, mas como o bispo Júlio (337-352) esta igreja se declarou um tribunal de recursos universais.
* O bispo Dâmaso (366-384) começou a reivindicar poder para si usando Mt. 16 18, e exaltou Roma como a única sede da Igreja excluindo todas as outras. Provavelmente tenha sido ele o primeiro a descrever Roma como a “Sé Apostólica”.
[11]
* Sirício (384-399) foi o primeiro bispo romano a se intitular de papa. Esta palavra era usada por todos os bispos do oriente, e não dava exclusividade de chefia a nenhum.
* O bispo Inocêncio (401-417), solicitou que as questões importantes fossem levadas ao bispo romano para que ele desse a decisão.
* Foi o bispo Bonifácio (418-422) que declarou que seus julgamentos e decisões deveriam ser permanentes e obrigatórios.
* E foi Leão I (440-461) o homem que se pode dizer foi o primeiro papa na essência da palavra.
[12] Famoso por ter conseguido livrar Roma dos ataques bárbaros de Atila, o Huno, e de Genserico, não foi difícil atrair poder para si. Roma estava perdendo o império (o Império Romano caiu em 476), a Igreja Romana assumiu o seu lugar.

Portanto, toda a hierarquização (bispos supremos, papas, cardeais, etc.) e a romanização da Igreja foi algo que levou muito tempo para se construir, a Igreja Cristã não foi estabelecida por Cristo em Roma, nem no modelo da Igreja Romana, esta igreja é um produto do século IV.

NOTAS
_______________________
[1] KÜNG, Hans. Igreja Católica, p. 71.
[2] IbidI, p. 44.
[3] Ibid, p. 46.
[4] MULHOLLAND, Dewey M. Teologia da Igreja, p. 62. BRUCE, F. F. Comentário Bíblico NVI, p. 1502.
[5] Igreja Católica, p. 46.
[6] O Cristianismo Através dos Séculos, p. 67.
[7] BRUCE, F. F. Comentário Bíblico NVI, p. 1805.
[8] Ibid, p. 1994
[9] Arquivos História Viva Cristianismo (São Paulo: Duetto Editorial, 2008), p. 40.
[10] KÜNG, Hans. Igreja Católica, p. 71. Também CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos, p. 135.
[11] CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos, p. 136.
[12] Para detalhes sobre o assunto: KÜNG, Hans. Igreja Católica, pp. 43-90.

Um comentário:

Hellen Taynan disse...

Olha amor, vê essa notícia... http://balacobacu.blogspot.com/2009/06/holmes-e-watson-estampam-os-dois-novos.html


Beijos

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.