Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

sexta-feira, 7 de março de 2008

*A IGREJA NO PROPÓSITO DE DEUS- Série Sermões (3)

Primeira Igreja Congregacional em Litchfield, CT



1 Pd. 2:9.

Introd.:

± Pra quê eu sou crente; por que existe a Igreja? No meio evangélico vivemos o tempo dos propósitos. Tem “Uma Igreja com Propósitos; Uma vida com Propósito; Um ministério com Propósito”, e na onda até tem “Uma Igreja Sem Propósito”.

± Creio que uma das máximas mais conhecidas da filosofia é: “Conhece-te a ti mesmo”. Isto porque para saber o que fazer, preciso saber primeiro quem sou.


± Com a Igreja não é diferente, para saber qual é o propósito de Deus para ela, é preciso primeiro saber quem ela é. Esta passagem nos ensina as duas coisas.

I-A IDENTIDADE DA IGREJA.

a) Raça escolhida (kletos = chamado). Observe este: “vós, porém...”, ele estabelece um contraste com os vs. 7-8. Assim, o que Pedro diz aqui vale apenas para os obedientes. Estes obedientes são esta nova raça escolhida por Deus, pois é assim que Pedro entende a Igreja (1Pd. 1:1-2).

b) Sacerdócio. Para Pedro a Igreja pode se achegar a Cristo (2:4-5), não tem mais impedimento, pois Cristo é o Mediador (Cf. 1Tm.2:5; Hb. 10: 19-22).

Ø Você tem essa consciência do seu sacerdócio ou fica andando atrás de profeta e profetisa?


± Agora para cada cristão seu corpo é um templo (1Co. 6:19-20), que recebe e espelha a glória do Deus que nele habita. Onde ele estiver, ali é um altar no qual ele oferece sacrifícios a Deus (Rm. 12:1; Hb. 13:15; 1Pd. 2:5).

Ø Como você tem usado seu corpo?

c) Este sacerdócio é real, pois serve ao rei da terra e faz parte de sua natureza real (2Pd. 1:4).

d) Nação santa. A igreja é santa por vocação (Ef. 4:1), e deve manter essa santidade como marca de sua diferença de caráter (1Pd. 1:13-16).

Ø Igreja, nós temos dado testemunho de santidade nessa cidade? Quando uma pessoa fala de nossa igreja diz que é uma igreja santa porque sua santidade brilha?


e) Propriedade de Deus. O cristão tem um dono, não pode fazer o que quer, e nem podem mexer com ele sem punição.

Ø Esta é a identidade da Igreja, e note que todas estas imagens: raça, sacerdócio, nação, povo; denota unidade. A Igreja é uma unidade. Onde há divisão não há Igreja.


II-O PROPÓSITO DA IGREJA.


± Todo privilégio traz uma responsabilidade, com a Igreja também é assim. O Propósito da Igreja é:

a) Proclamar: divulgar uma noticia. A proclamação é a razão de ser da Igreja (Mt. 28:18-20); e é a conseqüência do poder do Espírito Santo (At. 1:8). Um sinal de uma Igreja que tem o poder do Espírito Santo é a proclamação.

Ø Irmãos aqui pra nós, a nossa Igreja é uma Igreja cheia do Espírito? Quantas pessoas aqui evangelizam, quantas campanhas evangelísticas têm nessa Igreja? Quantos saem às ruas de sua cidade, visitam lares, pregam pra os conhecidos?

b) Esta proclamação tem um conteúdo: “as virtudes de Deus”. Os feitos maravilhosos de Deus em nossas vidas e as suas qualidades, atributos, sua salvação. Pedro se reporta a conversão, sair das trevas para a luz (Jo. 3:19-21; Cl. 1:13).


CONCLUSÃO:

± A Igreja foi escolhida, santificada, transformada em povo de Deus para proclamar. Missões é a vida da mesma. O propósito da igreja é esse. A única tática que faz Igreja crescer é essa.
± Devemos nos perguntar não se somos uma igreja com propósito, mas se estamos no propósito de Deus registrado por Pedro.
± Nossa Igreja está no propósito?

Joelson Gomes

Um comentário:

giulia disse...

Muito boa sua tese sobre as igrejas.Também acho que o cristão verdadeiro não é o que apenas frequenta uma igreja.É preciso trabalhar,seja de que forma for,na seara do SENHOR.
Giulia

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.