Joelson Gomes
Texto
base: 1Pd. 2.1-10
Texto
áureo: “Porque ninguém pode lançar outro
fundamento , além do que já foi
posto, o qual é Jesus Cristo” (1Co. 3.11).
Objetivo
da lição: Ao término da lição o aluno
deverá apontar quem é o fundamento da Igreja na doutrina Católico Romana,
demonstrar qual é esse fundamento para os Protestantes, e indentificar a base
bíblica para Cristo como o fundamento.
Biblia
na semana:
Seg.
Ef. 15-23;
Ter.Ef.
2. 11-22;
Qua.
Ap. 1. 9-20;
Qui.Cl.
1.13-23;
Sex.1Co.
3.1-9;
Sáb.Ef.
4.10-16;
Dom.Mc.
9. 33-37.
INTRODUÇÃO:
A Igreja é apresentada na Bíblia
como um edificio, uma construção viva, e
toda construção tem um fundamento. Então, qual seria o fundamento da Igreja?
A Igreja Romana papal responderia
esta pergunta citando Mt. 16.18 e dizendo que o apóstolo Pedro foi colocado por
Jesus como o fundamento, e foi sobre ele que a Igreja foi edificada. As igrejas
Protestantes seriam frontalmente contra este tipo de resposta, e diriam que não
sobre Pedro, mas sobre sí Jesus teria edificado a Igreja. Temos aqui duas
opiniões contrárias, qual das duas é mais digna de crédito? O objetivo desta
lição é justamente esclarecer isso. Vamos investigar o texto bíblico, inclusive
as palavras do próprio Pedro, e assim responder nossas dúvidas. Portanto, ache
sua Bíblia e mãos à obra.
I-
O fundamento para a Igreja Romana.
a)
A doutrina oficial romana. A Igreja de Roma no seu
Catecismo oficial apresenta o seguinte sobre o assunto:
No colégio dos Doze, Simão Pedro
ocupa o primeiro lugar. Jesus confiou-lhe essa missão única. Graças a uma
revelação vinda do Pai, Pedro havia confessado: “Tu és o Cristo, o Filho do
Deus Vivo” (Mt 16,16). Nosso Senhor lhe declara na ocasião: “Tu és Pedro, e
sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as Portas do Inferno nunca
prevalecerão contra ela” (Mt 16,18). Cristo, “pedra viva”, garante a sua igreja
construída sobre Pedro a vitória sobre as potências da morte. Pedro, em razão
da fé por ele confessada, permanecerá como a rocha inabalável da Igreja (Catecismo da Igreja Católica, art. 3,
§3, n° 552. Ver também 553).
b) Pedro o
fundamento e o Papa sucessor. A Igreja Romana também afirma que Pedro tem
uma autoridade especifica recebida de Cristo. Para os teólogos papais Pedro
teria recebido o “poder das chaves”, e com isso recebeu autoridade para
governar a casa de Deus. Pedro foi constituido a pedra da Igreja, seu
fundamento, o Papa por sua vez é entendido como sucessor dele, e por isso,
possui hoje um poder supremo e universal, e exerce este poder livremente (Ver Catecismo da Igreja Católica, art.9, §4,
n°s 880-883).
Esta
é em rápidas palavras a doutrina oficial da Igreja Romana sobre o fundamento da
Igreja, Pedro é colocado neste lugar. Mas, tem o outro lado da moéda.
II-
O fundamento para a Igreja Protestante
As Igrejas Protestantes têm um
outro modo de ver esta questão, não encontram no texto bíblico base para
colocar Pedro como o fundamento da Igreja. Vamos lançar mão de alguns
testemunhos dos reformadores, que estão na origem dos protestantes para provar
o fato.
a)
Martinho Lutero. O reformador alemão ao abordar
este fato, comentando Mt. 16.18 diz:
...todos os cristãos são pedros
em virtude da confissão de Cristo que Pedro fez aqui; esta confissão é a rocha
sobre a qual Pedro e todos os pedros estão edificados” (Citado por John
Theodore Mueller em Dogmática Cristã,
p. 513).
b)
John Calvino. Este como sempre é mais
sistemático do que Lutero, e dedica os primeiros capitulos do livro 4 de As Institutas da Religião Cristã para
discutir esses casos referentes a Igreja. No capitulo 6 ele escreve:
Não são dignas de menção as
ridiculas razões com que, desde o principio, quiseram enganar dizendo que a
Igreja foi fundada sobre Pedro pelo fato de que lhe foi dito: “sobre essa pedra
edificarei a minha Igreja”. Ajustificativa que apresentam é que alguns Pais
deram essa interpretação; mas de que serve reivindicar a autoridade dos homens
quando toda a Escritura diz o contrário? ... Porque discutir sobre o significado
dessas palavras, como se fosse algo obscuro ou dúbio, quando nada poderia ser
mais claro e definido? Pedro confessou, em seu nome e em nome dos irmãos, que
Cristo é o Filho de Deus (Mt 16,16). Sobre essa pedra Cristo edifica sua
Igreja, por ser Ele o único fundamento, como atesta Paulo (1Co 3,11), fora do
qual nenhum outro colocar-se-á (Institutas,
IV. 6.6).
É claro por textos como esses, saídos
da pena dos dois nomes mais importantes da época, que no tempo da Reforma o ensino
sobre o fundamento da Igreja fazia Jesus Cristo ocupar esse lugar. Esse ensino
está na origem do protestantismo. Os congregacionais na Declaração de Savoy (1658) concordavam
com isso, escreveram que o único Cabeça da Igreja era Cristo e não outra
pessoa:
Não há outra Cabeça da Igreja
senão o Senhor Jesus Cristo; nem pode o Papa de Roma, em qualquer sentido, ser
a cabeça dela, senão que ele é aquele Anticristo, aquele homem do pecado e
filho da perdição que se exalta na Igreja contra Cristo e contra tudo que se
chama Deus, e a quem o Senhor aniquilará pelo resplendor de sua vinda (Declaração de Savoy, cap. XXVI, 4).
Não
resta dúvida então qual é o ensino protestante original sobre quem é o
fundamento da Igreja.
Pois bem, tendo visto como os
dois grupos colocam suas posições vamos agora ao teste final.
III-
O fundamento da Igreja para a
Escritura.
Nossa tarefa agora é voltar os olhos para a Biblia e procurar como ela
trata sobre o fundamento da Igreja, pois só as Escrituras devem ser a palavra
final em questões doutrinárias, assim elas devem ser obedecidas digam o que
disserem. Vamos assim olhar com cuidado esse assunto na Palavra de Deus.
a)
Mateus 16.16-19. Este é o centro da discórdia, a
quem Jesus está fazendo a pedra, o fundamento da Igreja, a Ele ou a Pedro? O
erudito em grego A. T. Robertson, de quem ninguém duvida da competência,
escreve comentando Mt. 16.18:
Qual
é a pedra sobre a qual Cristo edificará o seu vasto templo? Não era só em
Pedro. Por meio de sua confissão, Pedro fornece a pedra sobre a qual a igreja
cristã firmará. Jesus edificará sobre o mesmo tipo de fé que Pedro confessou.
Está garantida a perpetuidade dessa igreja geral (Comentário Mateus & Marcos à Luz do Novo Testamento Grego, pp.
187-188).
Note também
o seguinte:
·
Jesus
não poderia ter feito de Pedro o chefe porque ele não recebeu os privilégios
sozinho, mas todos os outros apóstolos também receberam (Mt. 18.18);
·
Pedro
não poderia ser o chefe porque os textos bíblicos mostram que ele era igual a todos
os outros em autoridade: Paulo o repreendeu e ele aceitou a repreensão (Gl. 2.
7-14); foi enviado em missão pelos outros apóstolos de Jerusalém em At. 8. 14;
na primeira assembleia da Igreja em Jerusalém quem dirige é Tiago e não ele
(At. 6-21); e ele mesmo não se considerava maior, ou lider dos outros, mas
igual a todos (1Pd. 5.1);
·
Diante
de Cristo não tinha um chefe dos doze, mas todos sabiam que eram iguais, se não
fosse assim a mãe de Tiago e João não teria pedido privilégios para seus filhos
(Mt. 20. 20-28; Lc. 22.24);
·
Lc.22.24-26 mostra que os doze se consideravam
iguais e não que tinham Pedro ou outro por chefe;
·
E
por fim seria muito estranho que a pessoa sobre quem Jesus edificaria sua
Igreja, logo mais na frente fosse chamado de Satanás (Mt. 16. 22-23). Não,
Pedro não é o fundamento da Igreja.
b)
Paulo e o fundamento. Observe que Paulo escreve
várias vezes sobre o fundamento da Igreja, e em todas as vezes ele não hesita
em dizer que o alicerce é Jesus Cristo (1Co. 3.11; Ef. 1. 22-23; 2.20-21; 4.
15-16; 5.23; Cl. 1.18; 2.10). É claro que para este apóstolo só tinha um
fundamento e um Cabeça: Cristo.
c)
O poder das chaves. Alegam alguns que Pedro é o
fundamento porque foi distinguido por Cristo e recebeu o “poder das Chaves” que
lhe davam o direito de ligar e desligar (Mt. 16. 19). Mas, que poder das chaves
é esse? Será que os outros apostolos não tinham esse poder? Ou tinham? Sobre
esse poder vemos que não só Pedro, mas também toda a Igreja o recebeu (Mt.
18.15-18). E para entender o que eram as chaves convém ler o seguinte:
Ai de vós, Escribas e Fariseus,
hipócritas! porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois, vós não
entrais, nem deixai entrar os que estão entrando (Mt. 23.13).
Ai de vós, interpretes da Lei! Porque
tomastes as chaves da ciência; contudo, vós mesmos não entrates e impedistes os
que estavam entrando (Lc. 11.52).
As
chaves eram uma matáfora usada para o ensino, a pregação. Os mestres da Lei com
seu ensino errado fechavam simbolicamente a porta da salvação para as pessoas.
Pedro recebeu o privilégio de ser o primeiro pregador do evangelho aos judeus
no dia de Pentecoste (At. 2. 14ss), e aos gentios na casa de Cornélio (At. 10.
11ss). Pois, é pela pregação que os céus são abertos, pois de nenhum outro
jeito os homens são ligados ou desligados diante de Deus. A palavra que Pedro e
os outros apóstolos anunciariam seria para uns cheiro de morte, e para outros
cheiro de vida (2Co. 2.12-14), abriria ou fecharia o ceu para eles: era as
chaves. É só a Palavra que abre e fecha a porta da salvação, liga o desliga o
pecador ao ceu.
d)
Pedro dá testemunho sobre a Pedra. Agora vamos ver as palavras do
próprio Pedro, será que ele se considerava a Pedra? Lendo 1Pd. 2.1-10, fica
claro que não. Ele sabia que só existia uma Pedra (At. 4.8-12), e essa Pedra
era não era ele, era Jesus.
CONCLUSÃO
Devemos saber que a Igreja é do
Senhor, é Ele o seu fundamento e Cabeça, e assim homem nenhum pode se arvorar
em dono dela. Todo corpo quem tem um dono humano procurando fazer as suas
vontades, seja ele pastor, oficial ou membro, não é Igreja de Deus; todo grupo
que tem um alvo humano a seguir, não é a coluna e baluarte da verdade.
Sabemos que muitas igrejas locais
padecem nas mãos de líderes sem escrúpulos, familias mal intencionadas, que
usam a congregação para seus próprios fins, fazendo a mesma deixar de ser a
Igreja de Deus, para ser sua. Podemos
com coragem e baseados em tudo que estudamos dizer que esse ajuntamento não
pode se chamar igreja.
Sabedores
da sublimidade da congregação dos santos, e de Quem é seu dono, procuremos nos
portar como dignos membros dela, sem autoritarismos e ditaduras, ainda mais
numa igreja Congregacional onde o principio da democracia deve ser patente. O
fundamento e dono da Igreja é o Senhor, nunca esqueçamos disso.
Vimos que as Escrituras apontam
sem sombra de dúvidas Quem é o único fundamento para a Igreja de Deus. Ele não
comissionou ninguém nesse mundo com essa função, é apenas uma prerrogativa Sua.
A Igreja descansa não sobre um homem, mas sobre o Deus Conosco, o Emanuel, e
por isso as portas do Inferno não prevalecerão contra ela. Quem poderá alguma
coisa contra a Raiz de Davi, o Leão de Judá?
Aprofundando:
1-
Quem
o fundamento da Igreja para os Católicos Romanos?
2-
Quem
é o fundamento da Igrejas para os Protestantes?
3-
Cite
5 motivos pelos quais Pedro não pode ser considerado o fundamento da Igreja.
4-
Quem
manda em sua igreja?
_____________________
*Lição publicada na Revista: "Igreja Teologia e Prática" editada pela Aliança Congregacional, pedidos: alianca.b@hotmail.com (83- 3513-7791)
Nenhum comentário:
Postar um comentário