Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A IGREJA E ISRAEL (I)


Faz uns dias vi no Genizah um post em que o autor demonizava todo mundo que falasse contra Israel e dizia até que (sente-se na cadeira se estiver em pé), o critério de Deus para julgar as nações no final de tudo será segundo como elas trataram Israel. Texto para comprovar? Ele citou Mt. 26. 31-46), gostou da hermenêutica? E para responder a pergunta se a estrela de Davi era um simbolo satânico ele disse que não (eu também acho que não é claro), e para comprovar o articulista diz que estrela se baseia na letra hebraica dalet que tem a forma de um triangulo. Cuma? Inventaram outro alfabeto hebraico e eu não sabia?

Bem, olhando essas coisas eu resolvi escrever aqui uns textos para responder as seguintes questões: Israel tem privilégios frente à Igreja do Senhor como povo de Deus? A Aliança feita com Israel ainda perdura ou foi abolida e substituída por uma nova? Vamos olhar as Alianças de Deus descritas nas Escrituras e ao final quem sabe teremos um caminho. Isto porque a melhor forma de chegarmos a um equilíbrio e entendermos estes assuntos é conhecermos os pactos, as alianças de Deus. E não se pode entender a doutrina da salvação na Bíblia sem entender este assunto das alianças. Comecemos então a estudar o tema com mais profundidade.

I- OS PACTOS NA BÍBLIA E SEUS TIPOS.

1.a- Deus sempre tratou com os seres humanos através de pactos, alianças. Você pode perguntar: e o que é um pacto? “É um acordo imutável e divinamente imposto entre Deus e o homem, que estipula as condições do relacionamento entre as partes”.[1]

Como Robertson enfatiza, uma aliança é um “vinculo de sangue”, ou um vinculo de vida e morte. Ele continua afirmando que “a imagem bíblica do sacrifício de sangue dá ênfase à inter-relação de vida e sangue. O derramamento de vida e sangue significa o único caminho de livramento das obrigações de aliança uma vez contraídas” Uma aliança é um “vinculo de sangue” que obriga os participantes à lealdade, sob pena de morte. Somente o derramamento de sangue pode libertar das obrigações contraídas no evento de violação da aliança. É no contexto da morte por aliança que deve ser entendida a morte de Jesus Cristo. A morte de Cristo foi um sacrifício substitutivo. Sua morte foi pactual. Neste sentido, Cristo morreu como um substituto do infrator da aliança. [2]

Só há uma Aliança se houverem duas partes e há penalidades para quem descumprir a mesma.

1.b- Encontramos na Bíblia muitas Alianças e podemos mapear as mesmas da seguinte forma:

a) A Aliança de Deus com Adão (Gn. 2: 17; Os. 6:7) **

b) A Aliança com Noé (Gn. 9: 8-17) *

c) A 1ª Aliança com Abraão (Gn. 15:9-21) *

d) A 2ª Aliança com Abraão (Gn. 17) **

e) A Aliança com o povo de Israel no Sinai (Ex. 19-24) **

f) A Aliança com Finéias (Nm. 25: 10-13) *

g) A Aliança com Davi (2 Sm. 7: 5-16; 1 Rs. 4: 20-21; 5: 3-4) *

h) A Nova Aliança com a igreja (Jr. 31: 31-34; Lc. 22:20; Hb. 8).*

Você deve ter notado que estas várias Alianças estão marcadas com um sinalzinho, é para facilitar nossa compreensão. Preste atenção nos tipos de alianças que existiam nos tempos bíblicos.

  • Existiam as alianças chamadas: aliança de paridade, estes eram feitos entre dois iguais, e os unia em uma amizade mútua, veja como exemplo 1Sm. 20: 12-17.
  • Existiam as alianças de soberania e vassalagem, estas estabeleciam as relações entre um grande rei e outro rei menor que lhe estava sujeitos. Era uma aliança condicional, onde o vassalo prometia lealdade ao seu soberano. Aqui estão marcados com **.
  • E existiam as alianças de cessão real, ou “aliança de suserania[3] que eram alianças perpétuas e incondicionais. Aqui estão marcadas com *.[4]

1.c- Assim, destas alianças listados aqui as que nos interessam diretamente são: a aliança feito com Abraão e a feita com Moisés e o povo de Israel, pois elas são as principais. Calvino chegou a dizer: ”Deus fez um duplo pacto com os homens: o primeiro através de Abraão; o segundo através de Moisés. O primeiro foi fundado em Cristo e portanto era gratuito”.[5] Vamos estudar estas duas alianças começando pela segunda, a aliança feita com Moisés e o povo de Israel, que era a aliança da Lei.

Continua...

NOTAS


[1] GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática (São Paulo: Vida Nova, 2000), p. 425.

[2] FRANKLIN, Ferreira e MYATT, Allan. Teologia Sistemática (São Paulo: Vida Nova, 2007). P. 1118

[3] BRUCE, F. F. Comentário Bíblico NVI (São Paulo: Vida, 2009), p. 167.

[4] Para estes tipos de pacto veja: Bíblia de Estudo Almeida (São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999), p. 829.

[5] Gálatas (São Paulo: Paracletos, 198), p. 101.

Nenhum comentário:

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.