Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A AGONIA DO PLANETA


Joelson Gomes

Texto Base: Rm. 8. 19-23

Texto áureo:Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora” (Rm. 8.22).

Objetivo: Ao término da lição o aluno deverá conhecer a difícil situação do planeta, demonstrar nas Escrituras base para a preservação ambiental e propor vários caminhos para uma vida ecologicamente responsável.

A Bíblia na Semana:

Seg. Sl. 104. 10-14;

Ter.Sl. 104. 16-18

Qua. Gn. 1

Qui. Sl. 104. 24-28

Sex. Sl. 19.1-5

Sab.Rm. 8. 18-23

Dom. Is. 40. 22-31

INTRODUÇÃO

É patente aos olhos de qualquer ser humano que a terra em que vivemos está em agonia. Os desastres naturais acontecem em vários lugares, o aumento da temperatura no mundo, a imprevisibilidade dos fenômenos ligados a natureza são como se fossem um grito da terra em aviso aos seus habitantes de que a situação está crítica.

Por outro lado, não notamos os cristãos lendo esses sinais. As discussões sobre meio-ambiente, ecologia, passam longe da maioria das nossas igrejas e sermões, vivemos num mundo abalado, como se nada estivesse acontecendo. Como alienados poluímos, destruímos, degradamos a terra como qualquer pessoa, sem nos importarmos com as conseqüências disso para nós e nossos filhos.

Devemos notar que a palavra homem deriva do latim homo relacionado a húmus (terra). Ao pé da letra, portanto, humano é o terrestre, o que habita a terra. A ligação entre terra e homem é notável.

Assim, qual a situação da terra nosso planeta? O que tem a Bíblia a ver com ecologia, e o que poderemos fazer para preservar a criação de Deus? Esses assuntos estão nesta lição.


I- A TERRA DO HOMEM

Longas estiagens, fortes vendavais em várias partes do mundo, tsunamis, enchentes, tudo isso são sinais das drásticas mudanças climáticas ocorridas em nosso planeta. Na comunidade cientifica não existe acordo sobre as causas dessas mudanças, uns acham que são efeitos naturais, mas um grande contingente afirma que isso se deve a ação humana e seus efeitos. A terra do homem sofre as conseqüências de sua irresponsabilidade em todos os sentidos. Observe:

a) O aquecimento global. Quando se fala de aquecimento global está se falando do fenômeno do aumento da temperatura média da superfície da terra. Há 100 anos esta temperatura girava em torno de 14.5° C-, hoje já passa de 15° C-. Isso é a causa de alterações de várias ordens no planeta.

b) O efeito estufa. Você já deve ter ouvido ou lido esta expressão, mas talvez não saiba o que significa, assim preste atenção na explicação a seguir:

O efeito estufa é um processo natural, sem o qual a temperatura na superfície terrestre seria durante o dia, muito quente e, à noite, muito fria. Assim sendo, pode-se dizer que o efeito estufa é uma espécie de instrumento mediante o qual a Terra oferece uma temperatura média constante, necessária para a vida... o efeito estufa é importante para que o clima de nosso planeta proporcione vida” (Fraternidade e a Vida no Planeta, CNBB, p. 17).

  • O que acontece é o seguinte.

1- A maior parte da radiação solar que atravessa a atmosfera é absorvida pela superfície da terra, aquecendo-a;

2- Parte desta radiação é refletida pela terra e pela atmosfera e volta para o espaço;

3- Mas, parte da radiação infravermelha (calor) é refletida pela terra, mas não volta para o espaço, é absorvida pela camada de gases de efeito estufa que envolve a terra. O resultado disso é o aquecimento do planeta.

Estes raios infravermelhos são absorvidos, acima de tudo, pelo dióxido de carbono (CO2) e por vapor de água, os raios ultravioleta por sua vez, são absorvidos pelo ozônio (daí o problema com o buraco que cresce em sua camada a cada dia). Estes são os principais gases na atmosfera, que ao absorver os raios do sol provocam o afeito estufa, ou seja, dificultam o escape desses raios para o espaço.

c) Nossa culpa. Muitas atividades do ser humano como a queima de carvão, gás, petróleo; a derrubada e queimada de florestas, emitem grande quantidade de dióxido de carbono, e já é comprovado o aumento deste gás na ordem de 40% na atmosfera a partir de 1750, período que coincide com a implantação do sistema industrial em muitos lugares. A partir dessa constatação, pode-se prever para o futuro o aumento da temperatura terrestre, se não mudarem os hábitos no mundo.

  • Vale salientar que os oceanos absorvem um terço do CO2 emitido por nós, tornando suas águas corrosivas, e isto afeta diretamente a vida marinha. Estamos matando os mares.

Gases de estufa

Principais causas

Dioxodo de Carbono (CO2)

Combustão de combustíveis fóssseis: petróleo, gás natural, carvão, desflorestação (libertam CO2 quando queimadas ou cortadas). O CO2 é responsável por cerca de 64% do efeito estufa. Diariamente são enviados cerca de 6 mil milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera. Tem um tempo de duração de 50 a 200 anos.

Clorofluocarbono (CFC)

São usados em sprays, motores de aviões, plásticos e solventes utilizados na indústria eletrônica. Responsável pela destruição da camada de ozônio. Também é responsável por cerca de 10% do efeito estufa. O tempo de duração é de 50 a 1700 anos.

Metano (CH4)

Produzido por campos de arroz, pelo gado e pelas lixeiras. É responsável Poe cerca de 19% do efeito estufa. Tem um tempo de duração de 15 anos.

Ácido nítrico (HNO3)

Produzido pela combustão da madeira e de combustíveis fósseis, pela decomposição de fertilizantes químicos e por micróbios. É responsável por cerca de 6% do efeito estufa.

Ozono (O3), em português Ozónio.

É originado através da poluição dos solos provocada pelas fábricas, refinarias de petróleo e veículos automóveis.

Fonte: Fraternidade e a Vida no Planeta, p. 26

d) A biodiversidade ameaçada. A biodiversidade é responsável por processos que são vitais para a sobrevivência da terra, mas hoje a extinção de várias espécies é um fato. Mudança climática, confinamentos de espécies em faixas de onde não podem escapar, florestas tropicais destruídas, pesca e caça predatória, tudo causa a perca da biodiversidade de criaturas do planeta. Isso pode levar a um desastre sem volta.

e) A água vai acabar. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 900 milhões de pessoas vivem hoje sem acesso a água potável, enquanto isso, muitos rios estão mortos porque viraram depósito de esgotos ou de detritos de grandes indústrias. Em nossas cidades, aquelas que têm o privilégio de serem cortadas por rios, não podem utilizá-los, pois suas águas são imprestáveis.

Não é difícil perceber que a situação da terra do homem hoje é triste, e o futuro sombrio.

II- A TERRA DE DEUS

O Deus criador. Nas Escrituras Deus é apresentado como o Deus da vida, o criador (Gn. 1-2). Note que esta ação de criar é sempre vista por Ele como algo bom (Gn. 1. 3, 10, 13, 12, 18, 21, 25, 31). E isso mostra que a criação de Deus, o universo, a natureza, o homem, formam um todo harmônico, são produtos das mãos do mesmo Deus. E toda a criação glorifica Seu nome (Sl 19.1-5; Is 40.22-31).

a) O ser humano, mordomo. O ser humano foi colocado nesse contexto, como mais um dos seres criado, com a missão de: submeter a terra e dominar sobre ela (Gn. 1. 28). Note que ele foi criado da terra.

1- A imagem de domínio no ambiente em que este texto foi escrito, ao invés de significar só opressão, também significa proteção e assistência, cuidado especial (Sl. 8.6). O ser humano é apenas mordomo da terra de Deus. Deve exercer seu senhorio, dominar, mas na perspectiva de Deus. E como é que Deus exerce seu senhorio? Criando, ordenando, abençoando a vida. É missão do ser humano é fazer de seu ambiente fonte de vida e não de destruição. Entender esse mandato recebido de Deus é imprescindível para que o homem entenda seu papel.

2- O verbo dominar não é um incentivo a ditadura. Temos aqui a imagem do pastor que anda levando seu rebanho para um bom pasto e defende o mesmo de seus inimigos. Foi para cuidar da terra que o homem foi posto nela (Gn. 2.15).

b) A desarmonia do pecado. Nas primeiras páginas da Bíblia, lemos que a causa da desarmonia na natureza foi o pecado (Gn. 3. 17-19). O desacordo entre o meio-ambiente e o ser humano não era o plano original de Deus, mas foi fruto da rebelião humana. Por isso a criação também será redimida desta situação (Rm. 8. 18-23), o destino do ser humano e da natureza estão unidos. Hoje, enquanto esse dia não chega não podemos ficar de braços cruzados, devemos atentar para o que podemos fazer em termos de preservação.

c) O Deus ecológico. Em várias partes da Bíblia é possível ver a preocupação de Deus com sua criação. Observe:

  • Êx. 16. Quando o povo de Israel estava no deserto Deus lhes dá uma grande lição de consumo responsável, nunca consumir mais do que a sua capacidade.
  • Êx. 23.10-13. Na terra prometida para onde o povo iria, Deus mostra como a terra deveria ser usada de maneira responsável, e estabelece o “ano sabático” onde até a terra deveria descansar.
  • Dt. 20. 19-20. Mesmo na batalha o cuidado com a natureza não era esquecido, as árvores frutíferas deviam ser preservadas.
  • Dt. 22.6-7. Deus se preocupa com a fonte da vida, as espécies deveriam ser perpetuadas, por isso a mãe do pássaro deveria ser solta.
  • Dt. 23. 13-15. Deus se preocupa aqui diretamente com o saneamento básico. E veja que para o Senhor, manter o acampamento saneado era o mesmo que ser santo.
  • Sl. 104. 5, 10-14, 16-18, 24-28. Neste Salmo vemos como Deus se preocupa com toda a sua criação, Ele é o sustentador de todos em todos os aspectos (Cf. Mt. 6. 26-30; 10. 29).

Portanto, preservar a natureza, pensar em ecologia não é coisa de somenos importância, é coisa de Deus, Ele já pensava assim em Suas ações nas Escrituras.

III- A TERRA GEME, ATENDAMOS AO SEU GEMIDO.

Nos dias em que estamos vivendo o resgate da dimensão ecológica do ser humano é muito necessária. Paulo diz que a terra geme (Rm. 8. 22) na expectativa de ver a glória dos filhos de Deus, porque quando isso acontecer, ocasionará a sua libertação também. A culpa de a terra está assim é nossa, pois foi nosso pecado que ocasionou este estado de coisas (Gn. 3. 17-19). Os escritores bíblicos quando enteviam a glória futura sempre a projetavam como a terra renovada, e a natureza em paz (Is. 11; 32.15-20; 35; 65.25). Quando fala do final deste sistema a Bíblia não diz que o universo será destruído, mas renovado (At. 3. 19-21; 2Pd. 3.13; Ap. 21.22). Podemos começar a melhorar o planeta aqui. Uma sociedade sustentável é possível, depende de colocarmos em prática algumas ações de grande beneficio ao nosso ambiente. Abaixo apresentamos sugestões básicas, mas de grande utilidade para a humanidade.

  • Não use sacolas plásticas, pois elas permanecem por centenas de anos sem se degradar no meio-ambiente;
  • Desligue o computador e a TV quando não estiverem sendo usados, ligados consomem energia, portanto, poluem;
  • Use fraldas ecocompativeis, a biodegradação das fraldas tradicionais leva 500 anos;
  • Escove os dentes sem deixar a torneira aberta, com ela aberta você desperdiça 30 litros de água;
  • Use lâmpadas econômicas, elas consomem menos energia e duram mais;
  • Tome banho, mas só ligue a torneira quando usar, não deixa ligada enquanto se ensaboa; em três minutos você consome 40 litros de água, em 10 o desperdício é de mais de 130 litros;
  • Faça coleta seletiva de lixo, fazendo assim você ajuda o meio-ambiente;
  • Não jogue lixo nas ruas, o lixo vai para os esgotos e polui os rios;
  • Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais);
  • Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano;
  • Não deixe que seus filhos brinquem com água, ensine a eles o valor desse bem tão precioso.
  • Use lâmpadas fluorescentes elas poupam muito CO²;
  • Conheça organizações que trabalham para cuidar do planeta como o Green Peace (http://www.greenpeace.org/brasil/pt/).

Existem muitas maneiras de fazer nossa parte, qual será a sua.

CONCLUSÃO:

O ser humano faz parte da criação e depende dela, foi criado da terra e assim deve cuidar do presente que Deus lhe deu. O planeta está agonizante e nós como servos do Deus criador devemos agir. A igreja não pode ficar calada ante o que acontece com o planeta. Sermões e estudos devem ser produzidos nesta perspectiva. Não sabemos a que hora o Senhor virá, que Ele quando chegar nos encontre responsáveis, sendo mordomos fiéis de sua criação. Fazendo assim estaremos melhorando nossa própria vida.

Que mundo deixaremos para nossos filhos? Que exemplo de servos de Deus estamos dando se não nos preocupamos com Sua criação? Quem ama Deus não ama o que Ele fez? Em Sua Palavra Deus nos dá muitos exemplos do Seu cuidado e zelo com este planeta, e temos às nossas mãos muitas coisas que podemos fazer para preservá-lo. Não esperemos mais, o grito da terra se faz ouvir, e você vai ficar impassível aí parado? Espero que não.

Aprofundando:

1- Descreva em suas palavras a situação atual do planeta com respeito ao meio-ambiente.

2- Qual a posição do ser humano diante da criação de Deus?

3- Aponte três versículos que falam de preservação da terra e comente-os.

4- Mostre cinco coisas que você pode fazer para ter uma vida mais consciente ecologicamente.

_________________________

*Lição publicada na revista para Escola Dominical respostas Cristãs aos Problemas Atuais editada pela Aliança Congregacional, pedidos: alianca.b@hotmail.com

Nenhum comentário:

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.