Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A RESSURREIÇÃO: FÉ E ESPERANÇA (Mensagem de Páscoa)


Lc. 24.1-12

Introd.

· O domingo da ressurreição tem para mim uma mensagem sublime, e é uma mensagem de fé e esperança. Mas, onde e como achar essa mensagem você pode perguntar. Talvez a ressurreição fale com você também.

· Nós todos temos muitos atropelos na vida, aliás é por isso que é vida e é por isso que é bom viver. Aliás, ter problemas, sofrer de quando em vez é o que nos faz vivos, porque quem está vivo sente. Certa vez escreveu Francisco Octaviano:


Quem passou pela vida em branca nuvem,

E em plácido repouso adormeceu;

Quem não sentiu o frio da desgraça,

Quem passou pela vida e não sofreu,

Foi espectro de homem, não foi homem,

Só passou pela vida, não viveu.


· As vezes as nossas práticas religiosas terminam se tornando rotineiras (orar, ir ao templo, desempenhar nossas funções religiosas), e isso é um desastre. Mas, sei que se você deixar a mensagem da ressurreição lhe invadir essas coisas mudam. Como achar esta mensagem? Vamos achar juntos.


I- A RESSURREIÇÃO DEVE QUEBRAR A LÓGICA HUMANA (1-5).

a) Observe que o domingo da ressurreição diz que mesmo quem está morto Deus pode fazer viver. Cristo estava morto, todos sabiam desse fato, essa era a lógica, mas Ele amanhece vivo.

{Você pensa que morreu em pé; que a vida acabou; perdeu a graça a despeito do que tenha acontecido? Lembre-se da ressurreição.

b) O domingo da ressurreição diz que problemas aparentemente insolúveis podem se resolver. Estas mulheres que forma ao túmulo tinham um grande problema. O Mestre tinha morrido e como seria dali para frente? O que deveriam fazer? Deveriam continuar acreditando nas palavras dEle ou esperar outro? E a salvação como seria agora; e o reino; e tudo o que Ele havia falado? Elas tinham um grande problema teológico nas mãos, esta era a lógica da situação, mas no domingo da ressurreição ele foi resolvido.

{Você está vivendo um drama? Lembre-se da ressurreição.

c) O domingo da ressurreição diz que nossas certezas são muito frágeis. Observe, para todos, para essas mulheres, o lugar certo de achar Jesus naquele dia era o sepulcro. Elas vão certas disso, vão com as provas de sua certeza nas mãos: os perfumes. As palavras dos anjos a elas no v.5b é um reflexo do que ia na mente delas. Esperavam encontrar o corpo de Jesus ali, esta era a lógica. Mas o domingo da ressurreição acaba com essa lógica, com essa plano.

{Você pensa que a vida segue segundo a sua lógica, seu plano? O domingo da ressurreição mostra seu engano. A sua vida não segue a lógica derrotista quem sabe que você planejou para ela, ela pode mudar em um segundo.


II- A RESSURREIÇÃO DEVE VIVIFICAR NOSSA FÉ (6-8).

a) O que está acontecendo é que estas mulheres parecem ter deixado a fé morrer. Você quem sabe pense que elas eram muito crentes, foram de manhazinha levar os perfumes para ungir Jesus, isso era uma ato de fé. Mas ... não era. Jesus havia dito muitas vezes de sua morte e ressurreição ao terceiro dia, mas elas parece haviam esquecido. O ato de ir ao sepulcro de manhã cedo no domingo, foi na verdade um ato de falta de fé. E elas levavam nas mãos a sua falta de fé materializada, concretizada: os perfumes. Eles eram sinais.

{Quais os sinais de falta de fé que você carrega nas mãos? O que você diz ou faz que denota a sua falta de fé? Suas ações são sinais.

b) Mas, a fé deveria ser acesa naquele domingo, e olhe as palavras dos anjos, eles lhes lembram da fé (6-7). Elas deveriam confiar nas palavras do Salvador, no que Ele havia dito a elas (vos preveniu, v.6). A falta de fé cega alguém e o faz surdo. Deus estava falando com elas e elas não viam nem ouviam. Veja que elas chegaram ao túmulo, era o terceiro dia, não acharam Jesus, e não se lembraram de nada (2-4). Ao invés de dar glória a Deus porque Jesus havia ressuscitado e Sua palavra se cumprido, elas ficam “espantadas sem saber o que fazer”.

{Deus pode, nas circunstâncias de sua vida, está falando com você, e você sem ouvir a Sua voz. Você tem notado a voz de Deus?

c) Elas pagaram um mico. Na realidade o que os anjos estão dizendo é: “o que vocês vieram fazer aqui (5b)? Não acreditam nas palavras de Jesus?” A ação dessas mulheres dizia que não.

{Veja algo muito importante: essas mulheres viviam com Jesus, ouvindo Suas palavras (Lc. 8.1-3; 24.10), mas descreram. Isso as vezes acontece, pode-se estar perto dEle, mas descrer em algum momento. Não é sinal de que você não presta, ou é pior que os outros, ou que Deus lhe esqueceu. Isso está acontecendo com você? Mude hoje, lembre-se da ressurreição. Só a fé faz ver a glória de Deus (Jo. 11.40), a falta de fé cega.

d) E a ressurreição acontece no domingo da ressurreição (8), este é o domingo da vida. Elas creram.


III- A RESSURREIÇÃO DEVE NOS FAZER MUDAR POSITIVAMENTE DIANTE DA VIDA (9-12).

a) Veja agora a mudança radical: “voltando” (9). Não verbo que expresse a mudança melhor do que este. Mudar é ir numa direção e voltar. Elas foram ao sepulcro pensando encontrar um corpo morto, levavam para isso os perfumes que, mas acharam Jesus vivo. Os aromas que tinham feito ou comprado (23. 55-56; 24.1), fruto da lógica humana, não tinham mais sentido. Agora muda todo processo mental, elas formam pensando achar um morto e voltam anunciando um vivo. Quer mudança maior? E esta mudança, este efeito da mensagem da ressurreição é vista em dois aspectos da vida dessas mulheres que voltam.


1- O anúncio (9)- A mensagem fez tanto efeito nelas que não se agüentaram e voltaram para anunciá-la aos apóstolos. Era demais para guardar, e salta aos olhos, transborda.

2- A esperança (10)- As que estavam com elas e foram também ao túmulo pensando achar Jesus morto, agora estão cheias de esperança, de fé, e confirmam as palavras das amigas (10). Estava viva a esperança de Israel!


b) Esta mensagem é tão forte que na história das mulheres entram os homens, parece que para confirma o poder da mensagem da ressurreição. Eles também começam na história incrédulos como as mulheres (10-11), mas quando se deparam com a ressurreição a mesma coisa acontece: mudança. Pedro vai ao sepulcro sem fé, vai para confirmar, tirar a prova, pois não acredita nas palavras que Jesus havia dito sobre Sua ressurreição, mas quando vê o fato, volta maravilhado (12)!

{Será que a ressurreição não pode deixar você maravilhado hoje?


CONCLUSÃO

· Como você tem vivido? Está contente com sua vida espiritual? Essa vida de cumprir obrigações religiosas, que as vezes não fazem nenhum sentido a você? A mensagem da ressurreição pode mudar sua vida. Entenda:

1- Nossa lógica mata a vida na maioria das vezes, assim não viva pela sua lógica, mas pela de Deus o criador e doador da vida e vida em abundância (Jo. 10.10). Deus sempre diz: “vai ser melhor”;

2- A falta de fé nos faz pagar micos na vida, fazer besteiras como essas mulheres. Só uma vida de fé agrada a Deus (Hb. 11.6);

3- A ressurreição de Cristo deve nos fazer viver com esperança e otimismo. Se você não vive assim a mensagem da ressurreição ainda não chegou até você. Mas, não é só saber de tudo isso, esta vida deve se verbaliza, se mostrar no anuncio e na confirmação da esperança.

Será que falta ressurreição em sua vida, hoje pode ser domingo da ressurreição para você!

Nenhum comentário:

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.